Veja como tocar violão e entenda cada parte do instrumento

Indo direto ao ponto, observe na imagem abaixo a posição correta da mão esquerda ao colocar os dedos para formar o acorde no braço do violão:



A maior dificuldade no aprendizado do violão consiste na dor e ressecamento da ponto dos dedos da mão esquerda, quando se pratica muito aparecem calos secos que causam grande desconforto, mas por outro lado esses mesmos calos, servem para fortalecer as mãos e depois de um tempo proporcionam maior segurança na técnica e facilidade na formação dos acordes.




As notas do violão devem ser colocadas assim como na imagem, cada corda deve emitir seu som sem ser interrompida por um dedo que esteja mal colocado.

O CORPO DO VIOLÃO


É importante de início entender as partes do instrumento sabendo a nome correto de cada uma, veja:




É bastante útil memorizar essas definições para você se familiarizar com o violão e adquirir maior intimidade e afinidade no processo de estudo, o que facilitará a interação quando começar a envolver-se com outros músicos.


Você pode optar por usar em seu violão cordas de aço ou nylon, as cordas de nylon ajudam no aprendizado por serem mais suaves para os dedos, eu particularmente prefiro elas não só somente pela leveza, mas pela sonoridade 'aveludada'. 

As cordas de aço são mais estridentes e fazem um som mais pesado e alto, se você começar usando elas vai sofrer muita dor nos dedos, no entanto isso fortalecerá eles, e depois de um ou dois meses vai sentir uma grande comodidade quando pegar um violão com nylon.

ACORDES


Os acordes são a formação das notas no braço do violão, cada acorde é formado por uma tríade (três notas tocadas juntas) ou tétrade (quatro notas tocadas juntas).


Vamos pegar por exemplo o acorde da nota DÓ Maior para identificar a posição dessas notas:




Observe que o dedo anular (dedo 3) está prendendo a 5ª corda na 3ª casa (DÓ); o dedo médio (dedo 2) está na 4ª corda 2ª casa (MI); a 3ª corda é solta e tem som de ( SOL); o indicador (dedo 1) na 2ª corda 1ª casa (DÓ) e por último a 1ª corda solta tem som de (MI), então com isso deduzimos que a acorde de DÓ maior é formado pela tríade DÓ - MI - SOL por que foram essas as notas presentes nesse acorde.

Nota: Para entender a numeração dos dedos acesse aqui 


DICA PESSOAL


Desde os meus 15 anos que me dedico a aprender tocar violão por simples prazer, acredito que esse seja o principal ingrediente para o estudo, o prazer de executar um solo depois de passar uma semana inteira treinando e conseguir nem que seja um som aproximado.


A determinação é um fator diferencial tanto para tocar um instrumento como para qualquer sonho em si, é preciso deixar de usar palavras como 'eu queria' e 'não consigo'. Repita logo cedo pra você mesmo: 'eu quero' 'eu posso' 'eu vou tocar aquela música que amo'.

Meu primeiro violão foi um braço de cadeira escolar, onde preguei uns pregos e estiquei linha de pescar neles, eu ligava o som, colocava aquela música pra embalar e mandava o dedo acompanhando o ritmo, era muita empolgação pra quem não sabia colocar nem uma nota, mas pode acreditar, ali nasceu um prazer que me acompanha e motiva até hoje, o violão pra mim é um amigo que me consola quando estou mal e extravasa no corpo inteiro quando estou alegre.

Essa é a experiência que você precisar ter! dias inteiros praticando e semanas inteiras sem poder mexer os dedos de tanta dor, foram coisas que passei sem arrependimento, esse é o caminho  a trilhar. 

As melhores coisas da vida muitas vezes são as mais difíceis e a jornada se torna difícil pra quem quer tudo fácil. 

Pense nisso e assuma agora a postura do músico que almeja ser.


LEIA TAMBÉM
Como afinar um violão
Curso de violão completo aqui

Esse é um site de conteúdo para aprendizado e vídeos de solos. 


Gostou das informações? 
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Obrigado por sua participação. Compartilhe violaosolo.com.
EmoticonEmoticon