Uma breve história sobre o violão e sua origem


HISTÓRIA DO VIOLÃO


O violão é um instrumento típico da música brasileira, porém, não foi criado no país. 

Especula-se que sua origem seja oriental, levada à península ibérica pelos árabes ou até originário da Grécia ou de Roma, descendendo da lira grega. 

Seja qual for a sua origem, ao longo dos séculos os instrumentos precursores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal.

A nome dado ao violão na Espanha é guitarra, assim como a inglesa (Guitar), por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da guitarra elétrica. O nome violão é especificamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.



O Violão sofreu muitas modificações durante a idade média, as cordas que antes eram fabricadas de tripas de animais, foram substituídas por outros materiais, sua forma toma corpo no século XV, a aparência do colo e corpo de uma mulher. 

Ampliou-se o número de trastes, aumentou o tamanho do braço, a quantidade de cordas o que acaba tornando o instrumento mais complexo. 

Com sua vulgarização, métodos de ensino populares, concertos amadores, os fabricantes mais famosos começam a fazer numerosos modelos, procurando lançar os mais sofisticados instrumentos, segundo o gosto e a moda.



SEIS CORDAS


O Violão com seis cordas não era ainda conhecido na Europa, com a adaptação da sexta corda e consequentemente a sua afinação convencional estabelecida por Vicente Espinel (1550 – 1624), os compositores veem a capacidade harmônica, e recursos nunca imaginados, passando assim a compor peças, estudos, transcrições, métodos, estabelecendo regras fixas, para a sua afinação.


A ESTRUTURA DAS CORDAS DO VIOLÃO


Passemos a identificar quais sons (notas) cada corda produz. O violão normal possui 6 cordas, onde as 3 primeiras são chamadas de “primas” e as 3 ultimas de “bordões“.

A contagem das cordas são de baixo para cima.  
Então as 3 cordas mais finas (  1ª, 2ª e 3ª ) são as cordas  “primas”  e  as  3  cordas  mais  grossas  ( 4ª, 5ª e 6ª  ) são  as  cordas denominadas “bordões“.

1ª CORDA - A mais fina de som mais agudo. Localizada na parte de baixo, solta tem o som de MI.


2ª CORDA - De baixo para cima, solta tem o som de SI.

3ª CORDA - De  baixo para cima, solta tem o som de SOL.

4ª CORDA - Tocando solta tem como som a nota  RÉ.

5ª CORDA - Tocando solta tem como som a nota  LÁ.

6ª CORDA - A mais grossa e de som mais grave, solta tem som de MI assim como a 1ª .
A sequencia fica assim Mi - Si - Sol - Ré - Lá - Mi 
Cada corda adota o nome do respectivo som (nota musical).

POSIÇÃO CERTA DE TOCAR


DEDOS DA MÃO ESQUERDA

-POLEGAR:  Apoio do violão
-INDICADOR: Dedo 1
-MÉDIO: Dedo 2
-ANELAR: Dedo 3
-MÍNIMO: Dedo 4

DEDOS DA MÃO DIREITA

(P) Polegar
(I) Indicador
(M) Médio
(A) Anelar

Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM 

Violão Giannine, Uma marca marcante
Faça um Curso Completo Aqui
Conheça Nosso Trabalho

Obrigado por sua participação. Compartilhe violaosolo.com.
EmoticonEmoticon