HISTÓRIA DO VIOLÃO
O violão é um instrumento típico da música brasileira, porém, não foi criado no país.
Especula-se que sua origem seja oriental, levada à península ibérica pelos árabes ou até originário da Grécia ou de Roma, descendendo da lira grega.
Seja qual for a sua origem, ao longo dos séculos os instrumentos precursores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal.
A nome dado ao violão na Espanha é guitarra, assim como a inglesa (Guitar), por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da guitarra elétrica. O nome violão é especificamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.
O Violão sofreu muitas modificações durante a idade média, as cordas que antes eram fabricadas de tripas de animais, foram substituídas por outros materiais, sua forma toma corpo no século XV, a aparência do colo e corpo de uma mulher.
Ampliou-se o número de trastes, aumentou o tamanho do braço, a quantidade de cordas o que acaba tornando o instrumento mais complexo.
Com sua vulgarização, métodos de ensino populares, concertos amadores, os fabricantes mais famosos começam a fazer numerosos modelos, procurando lançar os mais sofisticados instrumentos, segundo o gosto e a moda.
SEIS CORDAS
O Violão com seis cordas não era ainda conhecido na Europa, com a adaptação da sexta corda e consequentemente a sua afinação convencional estabelecida por Vicente Espinel (1550 – 1624), os compositores veem a capacidade harmônica, e recursos nunca imaginados, passando assim a compor peças, estudos, transcrições, métodos, estabelecendo regras fixas, para a sua afinação.
A ESTRUTURA DAS CORDAS DO VIOLÃO
Passemos a identificar quais sons (notas) cada corda produz. O violão normal possui 6 cordas, onde as 3 primeiras são chamadas de “primas” e as 3 ultimas de “bordões“.
A contagem das cordas são de baixo para cima.
Então as 3 cordas mais finas ( 1ª, 2ª e 3ª ) são as cordas “primas” e as 3 cordas mais grossas ( 4ª, 5ª e 6ª ) são as cordas denominadas “bordões“.
1ª CORDA - A mais fina de som mais agudo. Localizada na parte de baixo, solta tem o som de MI.
2ª CORDA - De baixo para cima, solta tem o som de SI.
3ª CORDA - De baixo para cima, solta tem o som de SOL.
4ª CORDA - Tocando solta tem como som a nota RÉ.
5ª CORDA - Tocando solta tem como som a nota LÁ.
6ª CORDA - A mais grossa e de som mais grave, solta tem som de MI assim como a 1ª .
A sequencia fica assim Mi - Si - Sol - Ré - Lá - Mi
Cada corda adota o nome do respectivo som (nota musical).
POSIÇÃO CERTA DE TOCAR
DEDOS DA MÃO ESQUERDA-POLEGAR: Apoio do violão
-INDICADOR: Dedo 1
-MÉDIO: Dedo 2
-ANELAR: Dedo 3
-MÍNIMO: Dedo 4
DEDOS DA MÃO DIREITA
(P) Polegar
(I) Indicador
(M) Médio
(A) Anelar
VEJA TAMBÉM
Violão Giannine, Uma marca marcante
Faça um Curso Completo Aqui
Conheça Nosso Trabalho