Falar sobre Hendrix que foi um dos maiores gênios da guitarra elétrica é muito fácil e difícil ao mesmo tempo. Fácil, porque não há dúvida de que ele mudou o conceito de tocar guitarra sendo o maior inovador em seu tempo, e difícil porque pode-se dizer tanta coisa que a gente não sabe nem por onde começar.
Jimi Hendrix é provavelmente o guitarrista mais aclamado e muitos se atrevem a dizer que foi o maior de todos os tempos. Na verdade, isso é subjetivo, sabe-se que ele apareceu com um grande diferencial, e há uma espécie de unanimidade entre os guitarristas consagrados que o valor do seu legado mudou o mundo da música rock.
Com Jimi Hendrix começou a se usar as distorções mais agressivas, o som fuzz psicodélico e especialmente o Wah-Wah, já que foi ele que realmente o popularizou. Com solos impossíveis de guitarra e malabarismos no palco ele mostrava tudo o que absorveu do Blues, deixando o mundo inteiro chocado, e acima de tudo em uma época sem guitarras adaptadas para canhotos, quer mais?
A "EXPERIÊNCIA" JIMI
Ele começou a tocar guitarra aos 14 anos, talvez um pouco tarde para quem não está acostumado, mas Jimi veio de uma família humilde de Seattle no final dos anos 50, sendo Afro Americano não tinha muitas perspectivas de um futuro de sucesso, todavia a criança não perdeu tempo e começou a educar-se como fizeram os grandes mestres da guitarra: B.B. King, Elmore James, Muddy Waters e Albert King, além de Robert Johnson.
Seu pai compra-lhe uma guitarra aos 16 anos e ele começou a tocar com bandas locais. O que Jimi passa a fazer com sua guitarra torna-se um monumento a ser registrado por muito tempo.
Alistou-se no exército em 1961 e se mudou para Nova York onde tornou-se parte do 'The Isley Brothers', uma das bandas de mais longa trajetória da história da música. Começa então a percorrer o país, a entrar e sair de uma banda para outra, até formar sua própria banda em 1966 quando teve seu primeiro contato com o mundo das drogas que mais tarde o arrebataria.
Por fim nasce ‘The Jimi Hendrix Experience’ com Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria, e o mito surpreende o mundo com seu som e sua forma de tocar solos espetaculares. Um novo conceito de Rock e Blues: ‘The Legend of Jimi Hendrix’. Nesse tempo foi produzida a melhor versão de Hey Joe, Manic Depression, Are You Experienced?, Spanish Castle Magic o Little Wing y Woodoo Child.
Pouco depois no Festival Monterrey veio sua consagração definitiva, mas também surgiram conflitos com a justiça e sua banda por causa de seu vício em heroína, o que acabaria com o grupo dois anos depois.
O PRINCÍPIO DO FIM
O Festival de Woodstock foi ícone de referência no movimento hippie do final dos anos 60 e o slogan do protesto contra a guerra do Vietnã. Meio milhão de pessoas se reuniram em Sullivan Country, EUA e não em Woodstock como deveria ser em primeiro lugar. Woodstock consagra Jimi Hendrix, lugar onde toca o lendário e controverso ‘himno’ com sua Fender Stratocaster virada ao avesso e é aí que se torna um mito na história da guitarra. Um ano mais tarde ele repete o desempenho no mesmo festival e um mês depois, morre em 18 de setembro de 1970. As causas de sua morte não são claras, é dito que foi overdose de heroína ou mistura de álcool com pílulas para dormir, essa é a tese mais provável, quando foi transferido para o hospital o motorista lhe recostou a cabeça, fazendo-o de boa-fé, porém acabou impedindo-o de vomitar e assim ele se afogou.
Jimi Hendrix passou então a compor o grupo dos 27 maiores músicos da história, alguns dizem ser ele o melhor. Por sua causa começaram a ser fabricadas guitarras específicas para canhotos.
Acesse aqui seu site oficial
Obrigado por sua participação. Compartilhe violaosolo.com.
EmoticonEmoticon