12 dicas infalíveis para aprimorar seu aprendizado no violão


Durante os últimos 17 anos da minha vida eu tenho encontrado no violão um amigo e irmão, as coisas que tenho aprendido e as experiências dessa caminhada eu vou estar compartilhando pouco a pouco aqui no blog.
Nesse artigo quero lhe mostrar como a informação pode ser útil para revolucionar qualquer método de estudo, acompanhe essas dicas matadoras para tocar com maestria.
Garanto que você passará a ver seu aprendizado com outros olhos.



1 OUÇA UMA MÚSICA VÁRIAS VEZES

Me refiro a uma música específica que queira tocar, existe uma frase muita verdadeira que diz “a repetição é a mãe do aprendizado” quando você decora uma música de tanto ouvi-la, certamente sentirá mais facilidade em fazer um som igual ou aproximado.

2 USE CORDAS DE AÇO E DE NYLON

Se está aprendendo e tiver 2 violões, deixe 1 com nylon e o outro com cordas de aço.
São dois os motivos para isso, primeiro: quando você usa um violão aço o dia inteiro seus dedos poderão doer muito, mas isso exercita os músculos da mão, então descanse a mão por 1 dia ou 2, e na próxima vez que for exercitar faça-o com o violão nylon, isso trará um grande prazer e relaxamento aos dedos e você sentirá a leveza de tocar sem dor.
Segundo: é necessário conhecer a sonoridade dos dois tipos de cordas, e familiarizar-se com estilos sonoros que podem incrementar sua experiência musical.

3 SEPARE UM TEMPO APENAS PARA EXERCITAR A TÉCNICA



Nessa hora não se preocupe em fazer bonito, simplesmente pressione os dedos no formato das notas, ou só a pestana no braço do violão ininterruptamente até a exaustão, em seguida treine dedo a dedo individualmente, realizando o movimento 1-2-3-4 (um dedo em cada casa sucessivamente na mesma corda), e depois nas cordas seguintes o mais rápido que puder, perpassando todas as casas no braço do instrumento.

4 OUÇA E TOQUE AO MESMO TEMPO

Essa prática é muito interessante para pegar ritmo.
Coloque uma música preferida pra tocar no som, mesmo que não saiba acompanha-la no violão procure imitar a batida apenas com a mão direita (destros) e deixe o ritmo fruir, isso dará praticidade no dedilhado e batidas, além de melhorar a coordenação motora, por ser um exercício duplo.

5 SEJA PERSISTENTE



Muitas vezes o iniciante fica enfadado de tanto tentar e não conseguir fazer nada no violão, isso é normal, o importante é manter a disciplina e ser persistente.
Treine mesmo quando não tiver vontade; conversando com alguém, deitado no sofá, sentado à mesa ou na calçada da rua. Fique íntimo do violão, isso vai provocar um apego emocional que é muito positivo para seu aprendizado.
Tudo o que vale a pena na vida exige esforço da nossa parte, o violão não é um instrumento pra se aprender em um mês, ou mesmo um ano. Dependendo da dedicação, algumas pessoas levam até 6 meses para tocar uma música, no entanto se você realmente quiser, tudo é possível.
As coisas tendem a dar certo quando levamos a sério.
Uma vez uma mulher ficou encantada vendo um grande músico tocar violino divinamente em um teatro, no final da apresentação ela o cumprimentou e disse: 
Eu daria minha vida para conseguir tocar assim. - ele respondeu: ‘eu fiz exatamente isso, dediquei a minha vida para conseguir tocar assim'.
  Twettar essa frase



6 ANDE COM QUEM TOCA

Tentar aprender só é muito frustrante, mesmo que você tenha um professor particular procure mais dicas com alguém, presenciar outras pessoas que já estão tirando um som será um grande diferencial para sua experiência, faça isso e você vai perceber como pode ser motivante a colaboração mútua, e o compartilhamento de informações. Foi assim que adquiri gosto pelo violão.
Importante: preze pela qualidade e o caráter das pessoas, evite a companhia de quem usa drogas.

7 LIMPE AS CORDAS

Os dedos soam e enferrujam as cordas, principalmente as de aço.
Utilize uma flanela limpa para seca-las sempre que for guardar o instrumento. Tocar ao ar livre ou próximo a um ventilador inibe o suor dos dedos, isso prolonga a vida útil e sonoridade do encordoamento. E quando for guardar o violão em um lugar que não seja um pedestal, deixe-o sempre com as cordas pra baixo, para evitar o empeno do braço.

8 CANTE DEPOIS TOQUE

Caso esteja com dificuldade para tocar e cantar ao mesmo tempo preste atenção nessa dica: primeiro você precisa saber cantar a música sem o violão, isso pode ser conseguido seguindo a técnica da repetição que mencionei na dica #1, depois aprenda a tocar a música sem cantar, se possível acompanhando no violão enquanto a escuta num som.
Quando tiver aprendido os dois, faça uma tentativa no instrumento e vai perceber como será mais fácil.


9 OUÇA, OUÇA E OUÇA

Pode parecer repetitivo, mas esse é um dos principais requisitos, se não o principal, para ser um bom músico.
Não tente executar um solo ou acompanhar uma canção do nada, escute a música pretendida exaustivamente, depois que tiver decorado a letra escute novamente apenas tentando ouvir cada instrumento, pelo menos os mais destacados como o baixo por exemplo. Essa dica é primordial!

10 NUNCA ESTALE OS DEDOS

Se você tem esse hábito procure deixar. 
Não existe muita coisa comprovada, mas eu digo por experiência própria que faz mal; eu tinha esse costume e com o tempo percebi que quanto mais estalava os dedos mas eles doíam quando tocava muito tempo, principalmente o indicador, que é responsável pela pestana. 
Existe um fluido entre as juntas das articulações que deixa de correr quando estalamos os dedos e isso pode ocasionar inchaços e dores, além de ser uma das características para desenvolver o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), por isso tenha cuidado. 

11 PRATIQUE CIFRAS

Estude notação musical para entender o que significam cifras e tablaturas, isso é o que existe de mais básico para aprender de fato. [Aqui nesse link] disponibilizamos um kit com mais de 30 mil músicas cifradas dos mais variados estilos musicais, acesse, baixe e encontre as coletâneas favoritas para começar a pegar as canções.  
Siga o procedimento que indiquei na dica #8 e estude com afinco.

12 ESTUDE VIOLÃO CLÁSSICO

Evoluir da cifra para a partitura é um salto gigantesco. Esse é o último estágio do estudante de violão, e também o mais gratificante.
Só quem conhece sabe o quanto é deslumbrante imergir verdadeiramente nas profundidades sonoras ainda desconhecidas.
Solar peças de música erudita dos grandes ícones: Heitor Villa Lobos, Betthovem, Bach e de renomados violonistas como Dilermando Reis, Canhoto, Francisco Tárrega e Yamandu Costa irá lhe proporcionar uma experiência inigualável na vida.
Quase todos os grandes guitarristas famosos são estudantes de violão clássico, entre eles posso mencionar Irving Malmsteen e os irmãos Van Halen.
[Nesse link] temos um pacote completo com mais de 500 partituras para violão, mas só baixe se realmente quiser enfrentar o desafio.

Essas dicas foram selecionadas na intenção de realmente lhe mostrar uma nova perspectiva de conhecimento no violão, e como já mencionei, a sua determinação é o ingrediente principal para alcançar qualquer objetivo na vida; eu já vi na internet diversas pessoas que tocam violão com os pés [aqui tem um exemplo], agora pergunte a elas se foi fácil!?

E para terminar guarde essa dica final:


Não pratique para tentar conseguir, pratique até conseguir!

Obrigado por sua participação. Compartilhe violaosolo.com.
EmoticonEmoticon