Yngwie Malmsteen nasceu em Estocolmo capital da Suécia em 1963, na sua casa podia-se dizer que se respirava música em toda parte, mas o menino não parecia muito interessado naquilo à princípio. Até que um dia, com 7 anos de idade enquanto via televisão, ele assistiu um especial sobre a morte de Jimi Hendrix, e isso acordou seu instinto adormecido.
A partir daí ele começou a ouvir bandas como Deep Purple e Ritchie Blackmore e se apaixonou, aplicava o que ouvia nos seus solos de guitarra com estilo clássico, se trancava em seu quarto com uma guitarra simples e afixava na porta o aviso: "não perturbe", ali ele viu uma luz, procurou e não tinha visto ninguém, então pensou que essa era a luz o seu caminho na vida convidando-o a explorar o sonho de guitarra.
SEU COMEÇO PROFISSIONAL
Começou numa banda chamada Steeler, em seguida foi para o Alcatrazz de Graham Bonnet e como não poderia ser diferente já não passava despercebido nos palcos. Graham Bonnet também era vocalista do Rainbow grupo notório no ano de 1983, foi quando viu este virtuoso guitarrista desconhecido e que falava inglês com um sotaque sueco. Claro, Graham não perdeu a chance e lançou seu primeiro álbum aproveitando aquele talento.
Na primeira edição de "No Parole From Rock ‘n’ Roll", o primeiro Álbum de Alcatraz, tudo foi muito bem, e na hora do solo de guitarra foi simplesmente alucinante, ninguém nunca tinha ouvido um solo de guitarra tão rápido e tão limpo, com tão boas conotações clássicas, ouvido claro e bom gosto. A comoção armou Bonnet, que nem sequer sabia dizer o nome dele, aquilo foi impressionante. Aquela era uma velocidade até então desconhecida, que incluía limpeza técnica e muito bom gosto, “Nós estávamos testemunhando o nascimento de um novo gênero em tocar guitarra que irá mudar a forma como se toca”.
Yngwie Malmsteen teve destaque no concerto de Bonnet, todos queriam ver quem era aquele sueco, todo mundo estava falando sobre ele. Após Alcatrazz e vendo que as pessoas estavam gostando do seu estilo, Malmsteen decide gravar seu primeiro álbum solo. Então, em 1984 nasceu Rising Force, considerado a Bíblia do Metal neoclássico e para muitos o melhor LP do gênero.
O que saía da sua guitarra era mágico e algo que ninguém tinha feito até então, ele usava trajes estilo Mozart com jaquetas estranhas, e inovou dentro daquele rock pesado tocando escalas super-rápidas limpas e nunca vistas no rock clássico, aquilo refletia de certa forma o fato dele ser fã de Ferrari e velocidade (o que quase lhe custou a vida num acidente). A única certeza é que seu som e sua reprodução é inimitável, eu diria até intransponível, é como os recordes olímpicos
Seu bom gosto em fazer solos, compor e construir frases chegou a uma altura que não pode ser alcançada.
PECULIARIDADE
Em todas as guitarras habituais de Malmsteen (que normalmente são Fender, embora às vezes use Gibson) os trastes são escalopados ou rebaixados para diminuir a pressão dos dedos, isso foi algo que ele viu em uma oficina quando trabalhava como luthier, gostou e começou a aplicar ainda muito cedo. Suas guitarras Fender Stratocaster Signature tem todo o braço escalopado. (Entenda aqui o que é Escalopar o braço da Guitarra).
CONFIRA A FERA EM AÇÃO
Far Beyond The Sun
Malmsteen detém o chamado ouvido absoluto que é a capacidade de distinguir notas musicais seja qual for a fonte, característica de poucos, por essas e outras coisas em 2009 a Revista Americana TIME o incluiu entre os 10 Maiores guitarristas da História.
>>SAIBA MAIS SOBRE Yngwie AQUI
Obrigado por sua participação. Compartilhe violaosolo.com.
EmoticonEmoticon